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MINISTÉRIO DA DEFESA |
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PORTARIA – DECEx/C Ex Nº 396, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2023
O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do art. 10 do Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 9.171, de 17 de outubro de 2017, que regulamenta a Lei do Ensino no Exército; o inciso XI do art. 11 do Regulamento do Departamento de Educação e Cultura do Exército, aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.788, de 7 de julho de 2022; e que considerando o que consta nos autos NUP nº 65338.007/2022-39, resolve:
Art. 1º Fica aprovado o Calendário Anual do Processo Seletivo, da Matrícula e da Realização do Curso de Habilitação a Mestre de Música em 2024, conforme o documento Anexo, que com esta baixa.
Art. 2º Fica revogada a Portaria – DECEx/C Ex nº 462, de 13 de dezembro de 2022.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor em 2 de janeiro de 2024.
HABILITAÇÃO A MESTRE DE MÚSICA EM 2024
1. FINALIDADE
Definir, para o ano de 2024, o calendário das atividades previstas nas Instruções Reguladoras do Processo Seletivo e da Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (IRPSM/CHMM – EB60-IR- 22.001), bem como da sua realização e conclusão.
2. REFERÊNCIAS
a. Portaria nº 151 – EME, de 30 SET 11 – Normatiza o Curso de Especialização em Mestre de Música.
b. Portaria – EME/C Ex nº 280, de 18 DEZ 20 – Altera a denominação do Curso de Especialização de Mestre de Música para Curso de Habilitação a Mestre de Música.
c. Portaria – EME/C Ex nº 281, de 18 DEZ 20 – Estabelece as condições de funcionamento do Curso de Habilitação a Mestre de Música.
d. Portaria – EME/C Ex nº 305, de 7 JAN 21 – Aprova as Diretrizes Gerais para implementação da nova sistemática do Processo Seletivo e Habilitação à Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (EB20-D-01.080).
e. Portaria – DGP/C Ex nº 406, de 18 JUL 22 – Aprova as Normas para Seleção de Militares e Aplicação de Cursos e Estágios (EB30-N-40.005), 1ª Edição.
f. Portaria – EME/C Ex nº 815, de 25 JUL 22 – Altera as Diretrizes Gerais para implementação da nova sistemática do Processo Seletivo e Habilitação à Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (EB20-D-01.080), aprovadas pela Portaria – EME/C Ex nº 305, de 7 JAN 21.
g. Portaria – EME/C Ex nº 879, de 26 SET 22 – Aprova a Diretriz para o Planejamento de Cursos e Estágios no âmbito do Sistema de Ensino do Exército (EB20-D-01.007), 2ª Edição, 2022.
h. Portaria – DECEx/C Ex nº 461, de 13 DEZ 22 – Aprova as Instruções Reguladoras do Processo Seletivo para Matrícula no Curso de Habilitação a Mestre de Música (IRPSM/CHMM – EB60-IR-22.001), 2ª Edição, 2022.
i. Portaria – EME/C Ex nº 928, de 15 DEZ 22 – Aprova o Plano de Cursos e Estágios Gerais no Exército Brasileiro para o ano de 2024 (PCE-EB/2024).
3. UNIVERSO DE SELEÇÃO
a. Subtenentes Músicos (S Ten Mus) e Primeiros-Sargentos Músicos (1º Sgt Mus) da ativa do Exército Brasileiro que pertençam ao universo de seleção e preencham os pré-requisitos constantes da Portaria nº 151 – EME, de 30 SET 11, alterada pela Portaria – EME/C Ex nº 281, de 18 DEZ 20; Portaria – EME/C Ex nº 305, de 7 SET 21, alterada pela Portaria – EME/C Ex nº 815, de 25 JUL 22; e Portaria DECEx/C Ex nº 461, de 13 DEZ 22.
b. O S Ten Mus ou 1º Sgt Mus, voluntário, deve observar, em especial, o que consta nos capítulos II e III da Portaria DGP/C Ex nº 406, de 18 JUL 22, além dos demais assuntos constantes na referida Portaria, visando ao seu cumprimento.
4. CALENDÁRIO ANUAL DO PS/CHMM/2024
Nº de ordem |
Responsável | Evento | Prazo |
1 | Candidatos | Inscrição dos candidatos ao PS/CHMM/2024 via sítio Portal de Educação do Exército (http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/academico). | 2 JAN 24
a 9 FEV 24 |
2 | OM dos Candidatos/ Candidatos |
Data limite para envio do DIEx contendo a Ficha de Inscrição do candidato, assinada por ele e por seu comandante de OM. | 20 FEV 24 |
Solicitação para mudança de OMSE, após a escolha pelo candidato no ato de sua inscrição on-line, desde que seja feita por intermédio de documento oficial, assinado pelo Comandante do militar e enviado à EsSLog/CMVM. | 28 FEV 24 | ||
3 | EsSLog/CMVM | Remessa à DETMil da relação final dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2024, por Gu Exm, para publicação no Adt Bol DCEM e autorização para deslocamento. | Até 8 MAR 24 |
4 | DETMil | Remessa ao DECEx da relação final dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2024, por Gu Exm, para a publicação no Adt Bol DCEM e autorização para deslocamento. | Até 15 MAR 24 |
5 | DECEx | Remessa ao DGP da relação final dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2024, por Gu Exm, para a publicação no Adt Bol DCEM e autorização para deslocamento. | Até 22 MAR 24 |
6 | DGP | Publicação no Adt Bol DCEM da relação dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2024, por Gu Exm, e autorização para deslocamento. | Até 26 ABR 24 |
7 | RM/DE (Gu Exm) |
Informação aos candidatos que estão relacionados para o PS/CHMM/2024 sobre as respectivas OMSE, via documento oficial, remetido às OM onde estejam servindo. | Até 6 MAIO 24 |
Nº de ordem |
Responsável | Evento | Prazo |
8 | Nomeação das CAF para a realização do PS/CHMM/2024. | ||
Nº de ordem |
Responsável | Evento | Prazo |
9 | EsSLog/CMVM CEADEx |
Disponibilização, no sítio Portal de Educação do Exército (http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/academico) da relação dos candidatos inscritos no PS/CHMM/2024. | Até 6 MAIO 24 |
10 | OM dos Candidatos/ Candidatos | Solicitação de cancelamento de inscrição à EsSLog/CMVM, via documento oficial, conforme previsto nas IRPSM/CHMM. | Até 9 MAIO 24 |
11 | RM/DE (Gu Exm) |
Informação à EsSLog/CMVM a respeito da composição das CAF para realização do PS/CHMM/2024, informando número do telefone e e-mail dos integrantes. | Até 10 MAIO 24 |
12 | EsSLog/CMVM | Remessa das provas e das instruções (Ordem de Serviço) de aplicação do PS/CHMM/2024 para as Gu Exm. | Até 14 MAIO 24 |
13 | OM dos Candidatos/ Candidatos |
Passagem do candidato à disposição do DECEx por 30 (trinta) dias, visando à preparação e realização do PS/CHMM/2024. | 20 MAIO 24 a 18 JUN 24 (Inclusive) |
14 | RM/DE (Gu Exm) CAF |
Data limite para a alteração da CAF e informar "UU" o número do telefone e e-mail dos integrantes da CAF à EsSLog/CMVM, caso haja alteração. | Até 24 MAIO 24 |
15 | Informação "UU" à EsSLog/CMVM, por DIEx, acusando o recebimento dos malotes (via Correios), contendo as instruções (Ordem de Serviço) e as provas (EI) do PS/CHMM/2024. | 27 MAIO 24 | |
16 | EsSLog/CMVM | Nomeação das Equipes de Auditoria e de Correção das provas (EI) do PS/CHMM/2024. | |
17 | Candidatos/ Gu Exm/ CAF |
Realização da prova do Exame Intelectual do PS/CHMM/2024. | 18 JUN 24 |
18 | Gu Exm/ CAF |
Remessa à EsSLog/CMVM das provas, dos cartões-resposta, folha-relatório e folha-presença do PS/CHMM/2024 e informação à EsSLog/CMVM, por DIEx, dos códigos de rastreamento dos malotes "UU". | 19 JUN 24 |
19 | EsSLog/CMVM/ CEADEx |
Divulgação do gabarito das provas, no sítio da EsSLog/CMVM na internet e no sítio Portal de Educação do Exército (http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/ academico). | 21 JUN 24 |
20 | Candidato | Pedido de interposição de recurso contra as respostas do gabarito das provas, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir de sua divulgação. | Até 25 JUN 24 (Inclusive) |
21 | EsSLog/CMVM | Resultado dos pedidos de interposição de recurso contra o gabarito das provas, enviado para o e-mail do candidato. | Até 2 JUL 24 |
22 | Auditoria e correção das provas escritas do PS/CHMM/2024 e informação desse resultado à DETMil. | Até 23 9 JUL 24 |
|
23 | Publicação em BI, remessa à DETMil e disponibilização do resultado dos aprovados e classificados e aprovados e não classificados, dentro do número de vagas estipuladas pelo EME, na página da EsSLog na internet e no sítio Portal de Educação do Exército (http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/academico). | ||
24 | Envio à DETMil da relação de músicos solicitados para apoiar o CHMM/2024. | ||
25 | DETMil | Informação ao DECEx sobre o resultado do EI do PS/CHMM/2024. | Até 16 JUL 24 |
26 | Envio ao DECEx da relação de músicos solicitados para apoiar o CHMM/2024. | ||
27 | DECEx | Informação ao DGP sobre o resultado do EI do PS/CHMM/2024. | Até 23 JUL 24 |
28 | Envio ao Comando Militar do Leste (CML) da relação de músicos, ou bandas de música, solicitados para Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) ao CHMM/2024. | ||
29 | OM dos Candidatos/ Candidatos |
Solicitação à EsSLog/CMVM, por uma única vez, em caráter excepcional, o adiamento da Matrícula conforme previsto nas IRPSM/CHMM. | Até 24 JUL 2 |
Nº de ordem |
Responsável | Evento | Prazo |
30 | EsSLog/CMVM | Solução da solicitação do candidato, em caráter excepcional, do adiamento da matrícula e informar a OM do solicitante e ao DGP, via canal de comando. | Até 30 JUL 24 |
Nº de ordem |
Responsável | Evento | Prazo |
31 | EsSLog/CMVM | Solicitação ao DGP, via canal de comando, a respeito da possibilidade de se convocar o próximo militar majorado da relação de aprovados e não classificados, com maior grau, observando criteriosamente a data de início do CHMM/2024. | Até 6 AGO 24 |
32 | Envio de mensagem de caráter pessoal, via e-mail/via Portal de Educação do Exército (http://www.portalde educacao.eb.mil.br/academico), aos candidatos reprovados, com os resultados de cada assunto do EI por eles realizado. | ||
33 | DGP | Publicação da autorização para deslocamento dos militares designados para a realização do CHMM/2024, na EsSLog/CMVM. | Até 9 AGO 24 |
34 | CML | Designação dos músicos solicitados pela EsSLog/CMVM para comporem a banda de música daquela Escola, que funcionará, em apoio, durante o CHMM/2024. | |
35 | EsSLog/CMVM/ Alunos |
Apresentação na EsSLog/CMVM dos militares designados para Matrícula no CHMM/2024 e dos músicos designados para comporem a banda de apoio. | Até 12 SET 24 |
36 | Realização do CHMM/2024. | 16 SET 24 a 1º NOV 24 |
|
37 | EsSLog/CMVM | Remessa à DETMil dos resultados do CHMM/2024. | 11 NOV 24 |
38 | Cadastro das notas finais do CHMM/2024 na ficha do SiCaPEx dos Alunos. | ||
39 | DETMil | Remessa ao DECEx dos resultados do CHMM/2024. | 18 NOV 24 |
40 | DECEx | Remessa ao DGP do resultado do CHMM/2024. | 26 NOV 24 |
41 | DGP/DCEM | Publicação do resultado final do CHMM/2024. | 6 DEZ 24 |
RELAÇÃO DE ASSUNTOS PARA O PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE HABILITAÇÃO A MESTRE DE MÚSICA
(PS/CHMM)
1. Conhecimentos Musicais Gerais
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. A Teoria Básica em Geral:
1) escalas em geral;
2) noções de contraponto de 1ª a 5ª espécie;
3) prosódia musical;
4) noções de acústica;
5) vozes e o quarteto vocal clássico;
6) noções de dodecafonismo;
7) série harmônica;
8) compassos;
9) intervalos e acordes;
10) transposição;
11) ornamentos;
12) dinâmica; sinais de intensidade;
13) andamentos;
14) síncope e contratempo;
15) ligadura e ponto de aumento;
16) fermata, linha de 8ª, legato e staccato; e
17) semitom, tom e alterações.
b. A Harmonia Elementar (vocal) e Funcional (instrumental), bem como suas Regras Convencionais.
c. Períodos da História da Música:
1) a Antiguidade: origem da música, a música vocal, os salmos bíblicos, o canto e os primeiros instrumentos musicais;
2) a Idade Média: os Hinos e Cânticos, o Canto Gregoriano (Cantochão) e a Escrita Musical – Guido D' Arezzo;
3) a Renascença: o estilo renascentista e os Mestres Franco – Flamengos, a evolução do Canto e o Canto à Capela – Giovani da Palestrina;
4) o Barroco: o Canto Individual, a melodia acompanhada, as grandes orquestras – Cláudio Monteverdi, o Rococó, a Fuga – Johann Sebastian Bach e Georg Friederich Häendel;
5) o Classicismo: a perfeição da forma musical, a Ópera Séria, a arte em controvérsia – Mozart e a música em transição – Beethoven;
6) o Romantismo: a liberdade de criar, o Nacionalismo Romântico, o Impressionismo e os compositores notáveis e suas obras; e
7) o Modernismo: o Politonalismo, o Dodecafonismo, a Música Séria e os compositores notáveis e suas obras.
2. Instrumentação
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. Extensão dos instrumentos que compõem a banda categoria "A".
b. Função dos instrumentos dentro da banda.
c. Transposição escrita dos instrumentos.
d. Relação entre a notação escrita e o som real dos instrumentos.
e. Distribuição para banda de música de trecho musical escrito para piano.
f. Extensão real em relação à escrita dos instrumentos.
g. Localização das extensões instrumentais dentro da Escala Geral.
3. Canto Modulante
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. Os movimentos melódicos e harmônicos.
b. Regras para utilização de 5ª e 8ª atingidas por movimentos diretos.
c. Intervalos, acordes, graus.
d. A extensão das partes.
e. Dobramentos, encadeamentos e resoluções dos acordes de 3, 4 e 5 sons.
f. Notas melódicas.
g. Cifragem.
h. Modulações.
i. Cadências harmônicas e suas variações.
j. Marcha harmônica.
k. Notas melódicas e retardos.
4. Transcrição
Responder a questões objetivas sobre afinação, extensão, sons escritos e sons reais (transposição), e correspondência entre os diversos instrumentos que compõem uma banda de música Categoria "A" do Exército Brasileiro e os instrumentos da orquestra. Analisar partituras de orquestras para solucionar questões objetivas sobre a música que cada instrumento deveria tocar, em qual a tonalidade e onde deveria ser escrita (região da escala geral e clave) para se atingir o efeito mais próximo possível do original orquestral.
- 20 (vinte) questões objetivas sobre os assuntos listados abaixo.
a. Extensão dos instrumentos que compõem a banda de música categoria "A".
b. Equivalência dos instrumentos da banda de música com os instrumentos da orquestra.
c. Transposição escrita dos instrumentos.
d. Relação entre a notação escrita e o som real dos instrumentos.
e. Distribuição para banda de música de trecho musical escrito para orquestra.
f. Extensão real em relação à escrita dos instrumentos.
g. Localização das extensões instrumentais dentro da Escala Geral.
MODELO DE INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
1. ASSUNTO:
2. DATA:
3. NOME DO CANDIDATO:
4. ASSINATURA DO CANDIDATO:
5. Nº DA QUESTÃO/ITEM CUJO RECURSO FOR INTERPOSTO:
6. RESPOSTA DO CANDIDATO:
7. ARGUMENTAÇÃO LÓGICA E CONSISTENTE:
OBSERVAÇÕES:
1. usar um formulário para cada questão/item;
2. o recurso deve ser encaminhado conforme o § 2º, do art. 45 das IRPSM/CHMM; e
3. fundamentar citando a fonte, de acordo com as referências bibliográficas (constantes do Anexo C à Portaria do DECEx que aprova o Calendário Anual do PS/CHMM), informando a página da publicação onde se encontra a referida fundamentação.
SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS COMO BASE DE ESTUDO PREPARATÓRIO PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES
DO EXAME INTELECTUAL DO PROCESSO SELETIVO AO CURSO DE HABILITAÇÃO A MESTRE DE MÚSICA
(PS/CHMM)
1. Conhecimentos Musicais Gerais
ALMADA, Carlos. Curso de Harmonia Funcional. Campinas-SP. Unicamp, 2009.
ALVES, Carlos Gesner. Curso Básico de Harmonia. Ed. 2010.
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Tradução, Maria Teresa Resende Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1986.
_______. Foma e Estrutura na Música. Tradução, Luiz Carlos Cseko. Editora: Zahar – Rio de Janeiro: Jorge Zahar – 1ª Ed.,1986.
_______. Elementos básicos da Música. Editora: Zahar – Rio de Janeiro – Ed., 1990.
_______. Instrumentos da Orquestra. Tradução, Luiz Carlos Cseko. Editora: Zahar – Rio de Janeiro – 2ª Ed., 2012.
GOMES, Alan. Curso de Harmonia. Brasília-DF. BSB Music.
GROUT, Donald e J. PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Gradiva. 5ª Ed., 2007.
GUEST, Ian. Harmonia, v.1. Rio de Janeiro. Lunimar.
_______. Harmonia, v.2. Rio de Janeiro. Lunimar.
_______. Harmonia, v.3. Rio de Janeiro. Lunimar.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed., 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 41ª. Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 2000.
_______. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 2000.
_______. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 1979.
_______. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 1987. SILVA, José Paulo da. Manual de Harmonia. 5ª Ed. Corrigida e Aumentada, 1958. Rio de Janeiro.
_______. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.
_______. Curso de Contraponto. 4ª Ed. Corrigida, 1983. Rio de Janeiro. Edições COOMUSA.
2. Instrumentação
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas-SP. Unicamp, 2000.
BENNETT, Roy. Instrumentos da Orquestra. Tradução, Luiz Carlos Cseko. Editora: Zahar – Rio de Janeiro – 2ª Ed., 2012.
GUEST, Ian. Arranjo Método Prático – Vol. 1 – Editado por Almir Chediak.
JARDIM, Marcelo. Pequeno Guia Prático Para o Regente de Banda Vol I. (http://www. funarte.gov.br/edicoes-funarte-de-partituras-para-banda).
LACERDA, Osvaldo. Regras de Grafia Musical. Brasil: Irmãos Vitale. 1974.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed., 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 41ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 2000.
_______. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 2000.
SILVA, José Paulo da. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.
3. Canto Modulante
ALMADA, Carlos. Curso de Harmonia Funcional. Campinas-SP. Unicamp, 2009.
ALVES, Carlos Gesner. Curso Básico de Harmonia. Ed., 2010.
HINDEMITH, Paul. Harmonia tradicional. Irmãos Vitale Editores. 2020.
LIMA, Marisa R. R. Harmonia – Uma abordagem prática. Jefte. 2ª Ed., 2008.
MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed., 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 1979.
_______. Harmonia: Da Concepção Básica à Expressão Contemporânea. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 1987.
SILVA, José Paulo da. Manual de Harmonia. 5ª Ed. Corrigida e Aumentada, 1958. Rio de Janeiro.
_______. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.
4. Transcrição
ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas-SP. Unicamp, 2000.
GUEST, Ian. Arranjo Método Prático – Vol. 1 – Editado por Almir Chediak.
JARDIM, Marcelo. Pequeno Guia Prático Para o Regente de Banda Vol I. (http://www. funarte.gov.br/edicoes-funarte-de-partituras-para-banda).
LACERDA, Osvaldo. Regras de Grafia Musical. Brasil: Irmãos Vitale. 1974. MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ª Ed. Brasília: Musimed, 1996, 420p.
_______. Teoria da Música. MusiMed, 5ª Ed., 2012.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 41ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 1, 2000.
_______. Princípios Básicos da Música para a Juventude. 22ª Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Músicas, v. 2, 2000.
SILVA, José Paulo da. Linguagem da Música. 1ª Ed., 1954. Rio de Janeiro.