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MINISTÉRIO DA DEFESA |
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PORTARIA – DECEx/C Ex Nº 06, DE 15 DE JANEIRO DE 2022
O CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 9.171, de 17 de outubro de 2017 – Regulamento da Lei do Ensino no Exército; o art. 44 das Instruções Gerais para as Publicações Padronizada s do Exército (EB10-IG-01.002), aprovadas pela Portaria nº 770-Cmt Ex, de 7 de dezembro de 2011; o art. 6º, inciso I do Regulamento de Preceitos Comuns aos Estabelecimentos de Ensino do Exército (R-126), aprovado pela Portaria nº 549 – Cmt Ex, de 6 de setembro de 2000; e o nº 6 da Diretriz para Elaboração do Plano de Cursos e Estágios em Estabelecimentos de Ensino Civis Nacionais, aprovada pela Portaria nº 285 – EME, de 21 de julho de 2017, modificada pela Portaria nº 027 – DECEx, de 12 de fevereiro de 2020, resolve:
Art. 1º Ficam aprovadas as Necessidades de Conhecimentos Específicos da Linha de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar stricto sensu para o ano de 2023, do Plano de Cursos e Estágios em Estabelecimentos de Ensino Civis Nacionais (PCE – EECN) stricto sensu.
Art 2º As atividades relacionadas às Necessidades de Conhecimentos Específicos aprovadas por esta Portaria estão condicionadas ao orçamento do Exército Brasileiro para o ano de 2023, observadas as disposições contidas na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, no que couber.
Art. 3º Esta Portaria entre em vigor a partir da data de sua publicação.
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – DOUTORADO |
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Código NCE/ 2023 01D2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Desenvolvimento de concepção da política além da es- fera institucional/administrativa, aprimorando a per- cepção sobre o papel de diferentes atores coletivos. Através das representações do passado, forjam-se no- vos relatos e significados, assinalando que os estudos contemplam os tempos modernos e contemporâneos em termos cronológicos, enquanto do ponto de vista espacial abrange os mundos americano, europeu e afri- cano. Cabe ressaltar a ênfase da elaboração de uma pesquisa voltada para a História Militar do Brasil na pri- meira metade do século XX, contribuindo para a produ- ção de conhecimento sobre este período histórico. |
A partir do ano de 2024, o currículo da AMAN terá 02 (duas) disciplinas de História Militar (Geral e Brasileira). Emprego na docência em História ou Iniciação à Pesquisa Cientifica, na Cadeira de His- tória Militar e/ou na Seção de Pesquisa Acadêmi- ca/PAC: 5 anos. |
Universo Salgado de Oliveira (UNIVERSO)/ Niterói-RJ |
Doutorado Acadêmico em História/ Sociedade e Movimen- tos/Política, Movimentos Sociais e Memória |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 02D2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Aquisição de subsídios, que promovam uma formação continuada, no âmbito do ensino de línguas, especial- mente (mas não apenas) no tocante aos seguintes as- pectos: organização do meio de trabalho docente, face às relações estabelecidas no triângulo professor–alu- no–conteúdo; as abordagens/metodologias de ensino, diante das demandas atuais de uma sociedade globali- zada e tecnológica; e o tratamento didático dado aos materiais adotados. Isso, a partir de uma reflexão sobre a atividade docente, à luz das atuais exigências do EB, quanto ao ensino por competências, em consonância com a Diretriz para o Sistema de Ensino de Idiomas e Certificação de Proficiência Linguística do Exército (EB20-D-01.020) e com as Normas para o Subsistema de Ensino Regular de Idiomas (EB60-N-52.004). |
Em 2021, o EB aprovou a Diretriz para o Sistema de Ensino de Idiomas e Certificação de Proficiên- cia Linguística do Exército, bem como as Normas para o Subsistema de Ensino Regular de Idiomas. Para ajustar o ensino-aprendizagem de Inglês, na AMAN, ao que preconizam esses documentos, é de suma importância a formação/capacitação continuada dos professores; sobretudo, no que concerne às implicações advindas da diferença entre ensino regular de idiomas e certificação de proficiência linguística. Espera-se que o militar concludente possa alinhar a tese, com o que pres- creve a referida legislação, além de prestar asses- soramento de alto nível nas atividades atinentes à área de formação continuada de professores de Inglês, em conformidade com a Ordem de Ensino Nr 01 – AGCI/DE/AMAN, de 23/06/2021/PAC: 5 anos. |
Universida- de Estadual do Ceará (UECE) – Fortaleza-CE |
Programa de Pós-Gra- duação em Linguística Aplicada (PosLA)/Lin- guagem, Tecnologia e Ensino/For- mação de Professores e Atividade Docente |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 03D2023
OM Solicitante: AMAN |
Conceitos sobre as principais áreas de produção de co- nhecimento em Psicologia, a partir da classificação da American Psychologist Association (APA); Conceitos so- bre planejamento de pesquisa em Psicologia, visando a produção de um trabalho cientifico, em todas as eta- pas; Conceitos sobre análise qualitativa de pesquisa psi- |
Desde 2015, a AMAN implementou o processo de observação, desenvolvimento e avaliação atitudi- nal de seus cadetes, em consonância com o ensi- no por competências. Assim, o campo atitudinal passou a compor o grau do discente, impactando a classificação e a aprovação no curso. Espera-se |
Universida- de Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica- |
Programa de Pós-Gra- duação em Psicologia (PPGPSI)/ Doutorado |
Nível Curso D
OEE: 12 |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – DOUTORADO |
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Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
cológica, visando a produção de um trabalho cientifico, em todas as etapas; Conceitos sobre análise quantitati- va de pesquisa psicológica, visando a produção de um trabalho cientifico, em todas as etapas. |
que o militar concludente possa alinhar a tese com o referido sistema atitudinal, bem como pos- sa prestar assessoramento de alto nível, nas ativi- dades atinentes à área afetiva e à liderança./PAC: 5 anos. |
RJ |
em Psicolo- gia/Proces- sos Psicosso- ciais e Cole- tivos |
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 04D2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Obtenção de conhecimento teóricos e metodologias, que possibilitem a análise de Relações Internacionais e de Segurança Internacional. |
A aplicação do conhecimento ocorrerá de forma efetiva e imediata, não somente no que diz res- peito à melhoria do processo de ensino-aprendi- zagem (aula, provas, etc), mas também contribui- rá de forma direta para a elevação do nível do Corpo Docente, em relação à avaliação da CA- DESM. |
Universida- de Federal Fluminense (UFF)-RJ |
Estudos Es- tratégicos da Defesa e da Seguran- ça |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 05D2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
São objetivos principais do Programa Pós-Graduação em Estudos de Literatura formar pessoal qualificado de alto nível profissional, para o exercício de atividades de pesquisa e/ou de magistério superior, na área de Le- tras, bem como contribuir para o avanço do conheci- mento, no âmbito dos estudos literários. Em nível de Doutorado, visa à formação de doutores com autono- mia e excelência na pesquisa cientifica e na docência do ensino superior, comprometidos com o fomento à capacidade de buscar diferentes fontes de informação e reflexão e à promoção da produtividade intelectual, para além dos limites da sala de aula e dos cursos bási- cos do currículo, na continua expansão de saberes cien- tificos, no campo de estudos literários. |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar os Processos Educacionais"; o emprego acontecerá na docência de Língua Por- tuguesa ou na Pesquisa Cientifica. Permitirá que a AMAN, enquanto Instituição de Educação Superi- or, de Extensão e de Pesquisa possua, no seu cor- po docente, o percentual com titulação acadêmi- ca de mestrado./PAC: 5 anos. |
Universida- de Federal Fluminense (UFF)-RJ |
Programa de Pós-Gra- duação em Estudos de Literatura da Universida- de Federal Fluminense |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 06D2023 |
Compreender as conexões interdisciplinares, que en- volvem a Gestão do Conhecimento, destacando três ênfases de formação e pesquisa: (1) explicitação, emu- |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- |
Universida- de Federal de Santa Ca- |
Programa de Pós-Gra- duação em |
Nível Curso D |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – DOUTORADO |
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OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
lação e modelagem do conhecimento, englobando a criação, a descoberta, a aquisição, a formalização, a co- dificação, o armazenamento, a distribuição e uso de co- nhecimento (Engenharia); (2) planejamento e alinha- mento coletivo e organizacional do conhecimento com- postos de sub processos como integração, avaliação, auditoria, retenção-descarte, criação-inovação, proprie- dade e evolução do conhecimento (Gestão); e (3) difu- são, comunicação e compartilhamento do conhecimen- to, que abrange a preservação, disseminação, transfe- rência, socialização e acesso ao conhecimento (Mídia). |
nal de "Aprimorar a Gestão do Conhecimento". A implantação da Assessoria de Planejamento e Gestão/Cmdo AMAN e da Assessoria de Gestão do Conhecimento e Inovação, no âmbito da Divi- são de Ensino, demanda por profissionais capaci- tados para liderar, estruturar e consolidar uma sólida cultura de Gestão do Conhecimento, que permeie todos os demais setores da AMAN. Dis- por de pesquisadores e professores com expertise nessa área será funtamental para a formação dos novos oficiais do Exército Brasileiro, aptos a supe- rar os desafios da Era do Conhecimento./PAC: 5 anos. |
tarina-SC |
Engenharia e Gestão do Conheci- mento (PPGEGC) |
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 07D2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: QCO Especiali- dade Medicina Veteriná-ria |
Promover formação de profissional com conhecimento sobre teorias e práticas de Saúde Única, medicina pre- ventiva e ecoepidemiologia de zoonoses, que forneçam suporte para o aprimoramento das estratégias e práti- cas de Biossegurança, que já vem sendo adotadas pelo HVet, visando colaborar de forma mais efetiva para a prevenção de doenças e manutenção da saúde na AMAN. Formar profissional capacitado a atuar e desen- volver pesquisas em Saúde Única com capacidade de utilizar-se da biologia molecular, implementando tal tecnologia na rotina de diagnóstico e medicina preven- tiva na segurança dos alimentos e água consumidos por todos integrantes da AMAN, bem como para a pesquisa de patógenos em vetores de doenças, visando preser- vação da saúde dos Cadetes e demais militares e civis na área Acadêmica; Fomentar a interlocução e o inter- câmbio permanente com Programas de Pós-Gradua- ção, Estágios e equipes de pesquisa, nacionais e inter- nacionais, bem como com instituições de governo e da sociedade civil que atuem na área de Ciências Veteriná- rias, Medicina Preventiva e Saúde Única. |
O HVet AMAN, através de sua Divisão de Biosse- gurança, dotada do Laboratório de Inspeção de Alimentos e da Seção de Vigilância Sanitária e Am- biental, tem realizado ações de vigilância da segu- rança dos alimentos e potabilidade da água, mo- nitoramento e controle de vetores e pragas, vi- sando prevenir o aparecimento de zoonoses e preservar a saúde humana na área acadêmica. Tais ações estão previstas para a Medicina Veteri- nária Militar, realizando trabalho de medicina pre- ventiva, dentro da atuação do Serviço de Saúde na Logística Militar Terrestre. A Aplicação dar-se-á visando contribuir para os Objetivos Estratégicos Organizacionais de "Aprimorar a Gestão do Co- nhecimento", "Aprimorar a Administração e a Lo- gística", "Aprimorar a Gestão Ambiental" e "Me- lhorar a qualidade de vida"./PAC: 5 anos. |
Universida- de Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica- RJ |
Programa de Pós-Gra- duação em Ciências Ve- terinárias (PPGCV)/ Doutorado em Ciências Veterinárias |
Nível Curso D
OEE: 10
Estratégia: 10.2
Aç Estrt (PCM): 10.2.1 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 08D2023 |
Instrutor em estágios e cursos (lato sensu e de mestra- do); agente indireto de ensino (coordenador/especialis- ta para formulação de projetos educacionais estratégi- |
Instrutor em estágios e cursos (lato sensu e de mestrado); agente indireto de ensino (coordena- dor/especialista para formulação de projetos edu- |
PUC Rio/Rio de Janeiro- RJ |
Programa de Pós-Gra- duação em |
Nível Curso D |
CEP/FDC |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – DOUTORADO |
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OM Solicitante: CEP/FDC
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO Gestão Educaci- onal/Coor- denação Peda- gógica, exceto SAREx |
cos), no período 2027–2030. |
cacionais estratégicos), no período 2027–2030. |
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Educação, nível Douto- rado/Educa- ção/Traba- lho Docente, Currículo, Aprendiza- gem e Práti- cas Pedagó- gicas |
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.4 |
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Código NCE/ 2023: 09D2023
OM Solicitante: DPIMA
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Aquisição de competências úteis ao aprimoramento do Sistema de Gestão Ambiental do Exército Brasileiro. Modernização de procedimentos relacionados ao trato das questões ambientais e de sustentabilidade com adoção do uso de Inteligência Artificial. |
Aperfeiçoamento do controle ambiental nas ativi- dades militares e da Política de Sustentabilidade do Exército Brasileiro. PAC: 3 anos. |
Instituto Tecnológico de Aeronáu- tica – ITA/ São José dos Campos-SP |
Programa: Doutorado em Infor- mática |
Nível Curso D
OEE: 3
Estratégia: 3.2
Aç Estrt (PCM): 3.2.4 |
DPIMA |
Código NCE/ 2023: 10D2023
OM Solicitante: EsAO
Posto: Of Sp |
Trata-se de um conjunto de medidas que buscam mini- mizar ou controlar os riscos inerentes a determinada atividade ou local, com o objetivo de preservar a saúde humana, animal e ambiental. |
Essas medidas devem ser utilizadas em pesquisas, ensino, desenvolvimento tecnológico, produção e na prestação de serviços, promovendo a seguran- ça sem comprometer resultados ou a qualidade. Mais especificamente quanto aos profissionais de saúde, o foco da biossegurança é nas instalações laboratoriais, no controle de agentes biológicos aos quais as pessoas são expostas. As normas e regras de biossegurança geralmente implicam em novos procedimentos e equipamentos. São eles |
Fundação Osvaldo Cruz – Fio- cruz |
Programa de Doutora- do Biossegu- rança em Saúde Públi- ca |
Nível Curso D
OEE: 5.; 6.; 10.; 12
Estratégia: 5.2; 12.1 |
EsAO |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – DOUTORADO |
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Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
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que garantem a saúde da população e do traba- lhador, além de os protegerem contra doenças e epidemias. |
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Aç Estrt (PCM): 6.2.2; 10.1.1 12.2.1.5 |
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Código NCE/ 2023: 11D2023
OM Solicitante: EsPCEx
Posto: Of Sp
Perfil: QCO |
Estudo das propriedades balísticas de propelentes. |
Docência na graduação na disciplina de Química. Obtenção de expertise na área. Possibilidade de desenvolvimento de projetos em parceria com Universidades e Centros de Pesquisa./PAC: 5 anos. |
IME/Rio de Janeiro-RJ |
Programa de Pós-Gra- duação em Química |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
EsPCEx |
Código NCE/ 2023: 12D2023
OM Solicitante: EsPCEx
Posto: Of Sp
Perfil: QCO |
Blindagens balísticas baseadas em polímeros. |
Docência na graduação na disciplina de Química. Obtenção de expertise na área. Possibilidade de desenvolvimento de projetos em parceria com Universidades e Centros de Pesquisa./PAC: 5 anos. |
IME/Rio de Janeiro-RJ |
Programa de Pós-Gra- duação em Ciência dos Materiais |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
EsPCEx |
Código NCE/ 2023: 13D2023
OM Solicitante: EsPCEx |
Ensino de Matemática: desenvolvimento de novas tec- nologias educacionais para o ensino militar bélico; de- senvolvimento de competências e habilidades em currí- culos inovadores; desenvolvimento de conteúdos aca- dêmicos em Matemática na área de Cálculo no contex- to do Ensino Militar Bélico da EsPCEx. |
Docência na graduação na disciplina de Cálculo/ Matemática. Obtenção de expertise na área de ensino de Cálculo/Matemática. Possibilidade de desenvolvimento de projetos em parceria com Universidades e Centros de Pesquisa./PAC: 5 anos. |
UNICAMP/ Campinas-SP |
Programa de Pós-Gra- duação em Matemática |
Nível Curso D
OEE: 12 |
EsPCEx |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – DOUTORADO |
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Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
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Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 14D2023
OM Solicitante: EsPCEx
Posto: Of Sp
Perfil: QCO |
Catálise. |
Docência na graduação na disciplina de Química. Obtenção de expertise na área. Possibilidade de desenvolvimento de projetos em parceria com Universidades e Centros de Pesquisa./PAC: 5 anos. |
UNICAMP/ Campinas-SP |
Programa de Pós-Gra- duação em Química |
Nível Curso D
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
EsPCEx |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Código NCE/ 2023: 01M2023
OM Solicitante: Colégio Militar de Curitiba |
O objeto de estudo, educação integral, está alinhado com o Objetivo Estratégico do Exército de aperfeiçoar o sistema de educação e cultura (Sistema Colégio Militar do Brasil – SCMB). A linha de pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, a gestão da educa- ção e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade. |
Aplicação do conhecimento se dará por 5 (cinco) anos após a conclusão do mestrado, no estabele- cimento de ensino (CMC), e contribuirá na gestão escolar de forma a promover a análise e reflexão do Objeto de pesquisa (educação integral) dentro do SCMB, possibilitando a análise crítica e revisão de estratégias para o ensino e organização esco- lar, visando a melhoria continua dos processos que influenciam no desempenho escolar. CARGO |
Universida- de Tuiuti do Paraná - 3) EECN Priva- do – Curitiba-PR |
Programa de Mestrado em Educação (Ciências Hu- manas/Edu- cação) |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1 |
CMC |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
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A SER OCUPADO: coordenação e/ou docência do Curso de Geografia e/ou Ed Física, projetos de ini- ciação à pesquisa no Colégio Militar, assessora- mento da Divisão de Ensino e Supervisão Escolar, práticas educacionais, coordenação de disciplinas e demais práticas pedagógicas. |
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Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 02M2023
OM Solicitante: Colégio Militar de Curitiba
Posto: Of Sp
Perfil: QCO |
O objetivo é promover pesquisas sobre a linguagem e a língua em sua dimensão textual e discursiva, formar pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correla- tas para a docência do ensino superior e para outros campos de atividade profissional relacionados ao traba- lho com a linguagem. Caracterizar e explicitar a língua em funcionamento, relacionando-a com a enunciação, a comunicação, as variabilidades e restrições do con- texto histórico, social e ideológico. Formar pesquisado- res e profissionais de Letras e Linguística e de áreas afins para a docência no ensino superior e na educação básica, bem como para outros campos de atividade profissional ligados à linguagem. Desenvolver, sob dife- rentes perspectivas teóricas, projetos de pesquisa so- bre a linguagem em suas dimensões textual e discursi- va. |
Docente/Coordenador disciplina de Língua Portu- guesa/Redação (supervisão escolar/Div Ensino)/ Práticas de Pesquisas no CMC Iniciação à Pesquisa Cientifica no Colégio Militar, aperfeiçoamento da didática de docência de Língua Portuguesa, asses- soramento oportuno na Divisão de Ensino/Super- visão Escolar, transmissão de conhecimento nas práticas educacionais, habilitação para maior co- ordenação de disciplinas e aumento das práticas pedagógicas. |
Universida- de de Franca - 3) EECN Privado – Franca-SP |
Programa de Mestrado em Linguística Le- tras e Artes/ Linguística/ Discurso: sen- tido, comuni- cação e re- presentação |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
CMC |
Código NCE/ 2023: 03M2023
OM Solicitante: 7º CGCFEx
Posto: Of Sp
Perfil: QCO |
Formar profissional com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocu- pados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a socie- dade. Nesse contexto, esse profissional reunirá as con- dições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão contábil, financeira e patrimonial e de custos das Unidades Gestoras Apoiadas (UGA). Aperfeiçoando o sistema de gestão contábil das entidades públicas, adotando procedimentos para melhorar a qualidade da execução orçamentária, contábil, financeira e patrimo- nial das UGA do Comando do Exército. |
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UFPE - Uni- versidade Federal de Pernambuco 2-EECN público Recife-PE |
Programa de Pós-Gradua- ção em Ciên- cias Contá- beis – Mes- trado e Dou- torado Infor- mação Con- tábil Linha de Pesquisa:
Opção 1: In- formações Contábeis para usuários |
Nível Curso M
OEE: 10
Estratégia: 10.1
Aç Estrt (PCM): 10.1.1 |
7º CGCFEx |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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atua, proativamente, e tem por missão adicionar valor e melhorar as operações das organizações militares (OM).
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internos
Opção 2: In- formações Contábeis para usuários externos |
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Código NCE/ 2023: 04M2023
OM Solicitante: 7º CGCFEx
Posto: Of Sp |
Formar profissional com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocu- pados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a socie- dade. Nesse contexto, esse profissional reunirá as con- dições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão pública, aperfeiçoando o sistema de gestão das entidades públicas, adotando procedimentos para melhorar a qualidade da execução orçamentária das Unidades Gestoras que atua na avaliação da Gestão. |
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UFRPE – Universida- de Federal Rural de Pernambuco 2-EECN público Recife-PE |
Pública Linhas de Pesquisa:
Opção 1:Po- líticas Públi- cas: Formula- ção e Gestão; e Opção 2: |
Nível Curso M
OEE: 10
Estratégia: 10.1 |
7º CGCFEx |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Perfil: QCO |
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ção com as estratégias e os objetivos estratégicos do Exército Brasileiro, definidos no seu Plano Es- tratégico, materializados pelos trabalhos de análi- se contábil junto às UGA e registro da conformi- dade contábil mensal no SIAFI, na qual o contador atua, proativamente, e tem por missão adicionar valor e melhorar as operações das organizações militares (OM).
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Transforma- ção e Inova- ção organiza- cional |
Aç Estrt (PCM): 10.1.1 |
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Código NCE/ 2023: 05M2023 |
A pesquisa será desenvolvida com base em pesquisa bi- bliográfica e documental na biblioteca da AMAN, no Ar- quivo Histórico do Exército e outros arquivos e institui- ções de pesquisa congêneres. A natureza da pesquisa |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar os Processos Educacionais". |
Universo Salgado de Oliveira (UNIVERSO)/ |
Mestrado Acadêmico em História/ Sociedade e |
Nível Curso M |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
será baseada na análise das principais correntes histori- ográficas contidas nas obras estudadas. O problema da pesquisa visa analisar em que medida os militares do Exército Brasileiro pensaram os rumos da Instituição na contemporaneidade e contribuíram no cenário político nacional, participando dos objetivos de Estado e Gover- no. Tal estudo permite ampliar os debates a respeito da História Militar brasileira, possuindo aplicação direta - para a realização de novas pesquisas e aprimoramento do conhecimento a respeito do assunto para elabora- ção de aulas. |
Cabe salientar que a partir do ano de 2024 o cur- rículo da AMAN terá 02 (duas) disciplinas de His- tória Militar (Geral e Brasileira), o que demandará uma quantidade maior de docentes. Emprego na docência em História ou Iniciação à Pesquisa Cien- tifica, atendendo a necessidade de docentes titu- lados para compor o corpo docente dos cursos de nível superior; desempenho de função na Cadeira de História Militar e/ou na Seção de Pesquisa Aca- dêmica/PAC: 5 anos. |
Niterói-RJ |
Movimentos/ Política, Mo- vimentos So- ciais e Memó- ria |
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 06M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
Fomentar a investigação de questões relacionadas ao Direito Ambiental e Sustentabilidade e ao Direito Inter- nacional, impulsionando a produção de trabalhos que contribuam para maior reflexão e conhecimento dessas áreas do conhecimento; Formar profissionais para exer- cer a Advocacia e integrar quadros docentes de institui- ções de ensino superior, qualificando-os para o desen- volvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na pós-graduação e, em especial, do programa de inicia- ção cientifica na graduação, com o fim de estimular a atividade de pesquisa desde os primeiros anos do curso de Direito; Formar pesquisadores, promovendo a cria- ção de núcleos de pesquisa nas áreas de concentração - do Programa e em projetos interdisciplinares; Estraté- gias e fundamentos epistemológicos da pesquisa e da produção cientifica. |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar os Processos Educacionais". Emprego na docência em Direito ou a iniciação à Pesquisa Cientifica, atendendo a necessidade de docentes titulados para compor o corpo docente dos cursos de nível superior e desempenho de função em Seção de Pesquisa Acadêmica. Permitir que a AMAN, enquanto Instituição de Educação Superior, de Extensão e de Pesquisa, possua no seu corpo docente, o percentual com titulação acadêmica de mestrado./PAC: 5 anos. |
Universidade Católica de Santos (UNI- SANTOS) – Santos-SP |
Mestrado Acadêmico em Direito/ Direito Inter- nacional/Di- reito Interna- cional dos Di- reitos Huma- nos |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 07M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp |
Formar pesquisadores e incentivar pesquisas, enfati- zando a reflexão sobre as transformações jurídicas de- correntes principalmente do avanço técnico-cientifico e das questões ambientais, verificando quais as suas con- sequências no mundo jurídico. Formar, em nível de pós-graduação, profissionais com capacidade de elabo- ração de análises jurídico-sociais, de modo multidiscipli- nar ou interdisciplinar, sobre a realidade local e nacio- nal relacionando-a aos Direitos Emergentes na Socieda- de Global, especialmente, Direitos que envolvam te- máticas como Sustentabilidade, Meio Ambiente, Socio- |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar os Processos Educacionais". Emprego na docência em Direito ou a iniciação à Pesquisa Cientifica, atendendo a necessidade de docentes titulados para compor o corpo docente dos cursos de nível superior e desempenho de função em Seção de Pesquisa Acadêmica. Permitir que a AMAN, enquanto Instituição de Educação Superior, de Extensão e de Pesquisa, possua no |
Universida- de Federal de Santa Maria (UFSM) - – Santa Ma- ria-RS |
Mestrado Acadêmico em Direito – Direitos emergentes na Sociedade Global |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1 |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
biodiversidade, Propriedade Intelectual, Trabalho, Tec- nologias da Informação e Comunicação, Sociedade em Rede, Constitucionalismo na Atualidade, Direito e Rela- - ções Internacionais, Cosmopolitismo, Democracia, Di- reitos Humanos, Processo e Novas Tecnologias, entre outras temáticas complexas da atualidade que se en- quadrem no enfoque das respectivas linhas de pesqui- sa. |
seu corpo docente, o percentual com titulação acadêmica de mestrado./PAC: 5 anos. |
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Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 08M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Teoria e Análise de Relações Internacionais e de Segu- rança Internacional. |
A aplicação do conhecimento ocorre de forma efetiva e imediata, não somente no que diz res- peito à melhoria do processo de ensino-aprendi- zagem (aula, provas, etc), mas também contribuir de forma direta para a elevação do nível do Corpo Docente em relação à avaliação da CAPES. |
Universida- de Federal Fluminense (UFF)-RJ |
Estudos Es- tratégicos da Defesa e da Segurança |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 09M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Os conhecimentos a serem adquiridos são os seguintes: Fundamentos do design instrucional para o ensino de línguas; As novas tecnologias de informação e comuni- cação (NTIC) e o ensino de língua materna; Práticas de leitura de gêneros discursivos no ensino de Língua Por- tuguesa; e Análise de textos literários na perspectiva discursiva como subsídio ao ensino de língua materna. |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar os Processos Educacionais". Emprego na docência de língua portuguesa ou na Pesquisa Cientifica. Permitir que a AMAN, en- quanto Instituição de Educação Superior, de Ex- tensão e de Pesquisa, possua no seu corpo docen- te, o percentual com titulação acadêmica de mes- trado./PAC: 5 anos. |
Universida- de de Tau- baté (UNITAU) – Taubaté-SP |
Programa de Mestrado Acadêmico em Linguísti- ca Aplicada. |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: |
Promover conhecimento sobre teorias e práticas peda- gógicas que forneçam suporte para o aprimoramento |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a |
Universida- de de Tau- |
Programa de Pós-Gradua- |
Nível Curso M |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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10M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
das estratégias pedagógicas utilizadas na prática profis- sional; Formar professor capaz de relacionar as teorias e práticas estudadas à diversidade dos alunos a fim de promover um processo educativo que garanta a apren- dizagem de todos; Oferecer conhecimento sobre as al- ternativas pedagógicas de intervenção educativa que busquem a adaptação à diversidade sociocultural, inte- grando a experiência e os saberes dos alunos; Fomen- tar a interlocução e o intercâmbio permanente com Programas de Pós-Graduação e equipes de pesquisa, nacionais e internacionais, bem como com instituições de governo e da sociedade civil que atuem na área de formação docente para a Educação. - |
coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar os Processos Educacionais". Emprego e desempenho de função na Seção de Coordenação Pedagógica, atendendo a necessida- de de docentes titulados para compor o corpo do- cente dos cursos de nível superior; para análise de pesquisas de validação curricular e educacionais, bem como análise e confecção de documentos de currículos/PAC: 5 anos. |
baté (UNI- TAU) – Taubaté-SP |
ção em Edu- cação/Mes- trado em Educação/ Processos Psi- cossociais e Coletivos For- mação docen- te/Políticas públicas que influenciam essa forma- ção/Proces- sos cognitivos e de aprendi- zagem que a fundamen- tam |
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 11M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
Conceitos sobre as principais áreas de produção de co- nhecimento em psicologia a partir da classificação da American Psychologist Association (APA); Conceitos so- bre planejamento de pesquisa em psicologia, visando a produção de um trabalho cientifico em todas as etapas; Conceitos sobre análise qualitativa de pesquisa psicoló- gica, visando a produção de um trabalho cientifico em todas as etapas; Conceitos sobre análise quantitativa de pesquisa psicológica, visando a produção de um traba- lho cientifico em todas as etapas.
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Desde 2016 a AMAN tornou-se uma instituição de ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, além de promover o ensino acadêmico e militar, a AMAN passou a ser uma instituição de pesquisa e extensão, e que almeja o reconhecimento nacio- nal e internacional. Tal fato demanda profissionais capacitados a condução dessas atividades. No campo da psicologia, considerada uma disciplina instrumental em qualquer curso de formação su- perior, além dos conhecimentos transmitidos na disciplina "psicologia aplicada a liderança militar", espera-se uma contribuição para o desenvolvi- mento da pesquisa e da extensão, ambas direcio- nadas a atualização do conhecimento acerca da li- derança militar, contribuindo com a teoria e com a prática. Assim, espera-se que o militar conclu- dente possa alinhar sua dissertação com as neces- sidades atinentes ao avanço do ensino, da pesqui- sa e da extensão, relacionado com a liderança mi- litar./PAC: 5 anos. |
Universida- de Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica- RJ |
Programa de Pós-Gradua- ção em Psico- logia (PPGP- SI)/Mestrado em Psicolo- gia/Processos Psicossociais e Coletivos |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Código NCE/ 2023: 12M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: QCO Veteri- nária |
Promover formação de profissional com conhecimento sobre teorias e práticas de Saúde Única, medicina pre- ventiva e ecoepidemiologia de zoonoses, que forneçam suporte para o aprimoramento das estratégias e práti- cas de Biossegurança, que já vem sendo adotadas pelo HVet, visando colaborar de forma mais efetiva para a prevenção de doenças e manutenção da saúde na AMAN. Formar profissional capacitado a atuar e desen- volver pesquisas em Saúde Única com capacidade de utilizar-se da biologia molecular, implementando tal tecnologia na rotina de diagnóstico e medicina preven- tiva na segurança dos alimentos e água consumidos por todos integrantes da AMAN, bem como para a pesquisa de patógenos em vetores de doenças, visando preser- vação da saúde dos cadetes e demais militares e civis na área Acadêmica; Fomentar a interlocução e o inter- câmbio permanente com Programas de Pós-Gradua- ção, Estágios e equipes de pesquisa, nacionais e inter- nacionais, bem como com instituições de governo e da sociedade civil que atuem na área de Ciências Veteriná- rias, Medicina Preventiva e Saúde Única. |
O HVet AMAN, através de sua Divisão de Biosse- gurança, dotada do Laboratório de Inspeção de Alimentos e da Seção de Vigilância Sanitária e Am- biental, tem realizado ações de vigilância da segu- rança dos alimentos e potabilidade da água, moni- toramento e controle de vetores e pragas, visan- do prevenir o aparecimento de zoonoses e pre- servar a saúde humana na área acadêmica. Tais ações estão previstas para a Medicina Veterinária Militar, realizando trabalho de medicina preventi- va, dentro da atuação do Serviço de Saúde na Lo- gística Militar Terrestre. A Aplicação dar-se-á vi- sando contribuir para os Objetivos Estratégicos Organizacionais de "Aprimorar a Gestão do Co- nhecimento", "Aprimorar a Administração e a Lo- gística", "Aprimorar a Gestão Ambiental" e "Me- lhorar a qualidade de vida"./PAC: 5 anos. |
Universida- de Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica- RJ |
Programa de Pós-Gradua- ção em Ciên- cias Veteriná- rias (PPGCV)/ Mestrado em Ciências Vete- rinárias |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 13M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
Compreender as conexões interdisciplinares que envol- vem a Gestão do Conhecimento, destacando três ênfa- ses de formação e pesquisa: (1) explicitação, emulação e modelagem do conhecimento, englobando a criação, a descoberta, a aquisição, a formalização, a codificação, o armazenamento, a distribuição e uso de conhecimen- to (Engenharia); (2) planejamento e alinhamento coleti- vo e organizacional do conhecimento compostos de sub processos como integração, avaliação, auditoria, retenção-descarte, criação-inovação, propriedade e evolução do conhecimento (Gestão); e (3) difusão, co- municação e compartilhamento do conhecimento que - abrange a preservação, disseminação, transferência, socialização e acesso ao conhecimento (Mídia). |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- nal de "Aprimorar a Gestão do Conhecimento". A implantação da Assessoria de Gestão do Conheci- mento e Inovação, no âmbito da Divisão de Ensi- no, demanda profissionais capacitados para lide- rar e estruturar a e consolidar uma sólida cultura de Gestão do Conhecimento que permeie todos os demais setores da AMAN. Dispor de professo- res e gestores do ensino com expertise nessa área será fundamental para a formação dos novos ofi- ciais do Exército Brasileiro, aptos a superar os de- safios da Era do Conhecimento./PAC: 5 anos. |
Universida- de Federal de Santa Ca- tarina |
O Programa de Pós-Gra- duação em Engenharia e Gestão do Co- nhecimento (PPGEGC) |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 14M2023 |
Obtenção de conhecimentos para: o exercício da práti- ca administrativa avançada nas organizações públicas; o aumento da produtividade e a efetividade das organi- |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacio- |
Universida- de Federal Fluminense - |
Mestrado profissional em Adminis- |
Nível Curso M |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex- ceto SAREx |
zações públicas; e a obtenção de instrumentos, mode- los e metodologias que sirvam de referência para a me- lhoria da gestão pública. |
nal de "Aprimorar a Gestão Administrativa e Lo- gística". Dispor de professores e gestores com ex- pertise nessa área será fundamental para o de- sempenho organizacional da AMAN, bem como para a formação dos novos oficiais, capacitando- os a atuar como gestores públicos e aptos a supe- rar os desafios gerenciais, em ambientes comple- xos, incertos, voláteis e ambíguos./PAC: 5 anos. |
Volta Re- donda-RJ |
tração Pública |
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 15M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx |
Conhecimentos relacionados aos processos empreen- dedores nas organizações, que envolvem o conjunto de ações de renovação estratégica, criação, inovação e ge- ração de novos negócios. |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com os Objetivos Estratégicos Organiza- cionais de "Aprimorar a Gestão do Conhecimen- to" e "Aprimorar a Gestão Administrativa e Lo- gística". Dispor de professores e gestores com ex- pertise nessa área será fundamental para o de- sempenho organizacional da AMAN, bem como para a formação dos novos oficiais, capacitando- os a atuar como gestores públicos e aptos a supe- rar os desafios gerenciais, em ambientes comple- xos, incertos, voláteis e ambíguos./PAC: 5 anos. |
Faculdade de Econo- mia, Admi- nistração e Contabilida- de da Uni- versidade de São Paulo (FEA-USP) |
Programa de Mestrado Profissional em Empreen- dedorismo da FEA-USP |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 16M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex- ceto SAREx |
Obtenção de conhecimentos aprofundados sobre o Di- reito Constitucional, a Teoria da Constituição, a Teoria dos Direitos Fundamentais e a Filosofia do Direito. Par- ticipar de investigação conjunta das dimensões proces- sual e material do Direito e, assim, dos Direitos Funda- mentais, tendo por base uma estrutura interdisciplinar/ transdisciplinar, aberta e reflexiva. Realizar pesquisas, no cenário contemporâneo, comumente denominado de pós-positivista, embora se proponha a ser também pós-jusnaturalista; estudar aspectos que cerquem a su- peração da celeuma clássica entre juspositivismo e jus- naturalismo, uma terceira via. Ocupar-se, dessa forma, acerca da doutrina contemporânea referente à demo- cracia, à historicidade do Direito, à fundamentação dos direitos e, neste passo, da própria Constituição, tendo |
A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com os Objetivos Estratégicos Organiza- cionais de "Aprimorar os Processos Educacionais" e "Aprimorar a Gestão do Conhecimento". Por in- termédio de docentes da Cadeira de Direito da AMAN, acarretar para a formação acadêmica dos futuros líderes e chefes militares conhecimentos mais sólidos acerca da Constituição vigente no País, incentivam à pesquisa jurídica, os estudos dogmáticos e interdisciplinares com outros sabe- res, como base formativa do conhecimento jurídi- co crítico; passar a contar com docentes em condições de: compreender o sistema jurídico, no seu entrelaçamento com a realidade circundante, |
Universida- de Estácio de Sá (UNE- SA)-RJ |
Programa de Pós-Gradua- ção em Direi- to da Univer- sidade Estácio de Sá |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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esteio também no estudo da hermenêutica. |
especialmente com outros ramos do conhecimen- to; compreender e, assim, problematizar o fenô- meno jurídico nas suas várias dimensões, ficando em condições de buscar soluções para os desafios que se põem. |
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Código NCE/ 2023: 17M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
Entendimentos múltiplos e diversificados sobre os fe- nômenos sociais e educativos, os perfis e identidades dos atores/sujeitos materiais e imateriais neles envolvi- dos, exigindo um incremento da produção de conheci- mento no campo educacional.
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A aplicação dar-se-á à luz do Projeto de Capacita- ção do Corpo Permanente da AMAN, mantendo a coerência com os Objetivos Estratégicos Organiza- cionais "Aprimorar a Gestão do Ensino" e "Apri- morar a Gestão do Conhecimento". Dispor de pro- fessores e gestores do ensino com expertise nessa área será fundamental para a formação da jovem oficialidade do Exército Brasileiro./PAC: 5 anos. |
Universida- de Estácio de Sá (UNE- SA)-RJ |
Programa de Pós-Gradua- ção em Edu- cação e Cultu- ra Contempo- rânea da Uni- versidade Es- tácio de Sá. |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 18M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: SAREx |
Obter conhecimentos relativos à: Teologia da Práxis Cristã, com ênfase na Espiritualidade Cristã e no Plura- lismo Cultural e Religioso das instituições e sociedades contemporâneas, abarcando e aprofundando as ten- dências éticas atuais; Teologia Sistemática, sobretudo no tocante às fontes bíblicas da Tradição Cristã e a in- terpretação da Tradição Cristã, no horizonte cultural atual, com vistas ao diálogo inter-religioso e intercon- fessional, favorecendo o estudo acerca da compreen- são organizacional do SAREx e a sua atuação pastoral na assistência religiosa e espiritual de grupos sociais es- pecíficos (p. ex. a família militar, escolas de formação, tropas). O pastoreio castrense pode ser beneficiado pe- los fundamentos filosóficos e teológicos compreendi- dos no itinerário formativo da pesquisa em foco, nota- damente para o apoio interpessoal e comunitário. Há ênfase na formação de lideranças profissionais, a partir de valores éticos, morais e vocacionais, à luz da Revela- ção Cristã e da sabedoria universal, com aplicação dire- |
O curso será realizado na Modalidade à Distância (EAD), sem nenhuma repercussão nas atividades diárias na AMAN. Acontecerão módulos quinze- nais presenciais, a cada semestre. Tendo em vista que o serviço de apoio religioso, espiritual e moral destinado aos militares da ativa e da reserva, aos civis em serviço nos diversos escalões e às suas respectivas famílias e dependentes, permite favo- recer o livre exercício da religião, no contexto do serviço militar, garantido pela Constituição; a as- sistência religiosa deve contribuir, de forma e com a competência adequadas, para o devido assesso- ramento aos Comandantes, nos assuntos afins à sua área de atuação. Dessa forma, a aplicação do mestrado dar-se-á à luz do Projeto de Capacitação do Corpo Permanente da AMAN, com ênfase na aplicação de conhecimentos antropológicos e teo- lógicos atualizados para o cuidado e para o apoio ao pessoal na Organização Militar, notadamente |
Faculdade de Teologia da Arquidio- cese de Bra- sília (FA- TEO), credenciado pela CAPES (Port 1.432, (DOU de 03/02/1999) em parceria com a Facul- dade Jesuíta (FAJE-BH) credenciado pela CAPES pela Portaria nº 1.432 de |
Mestrado Acadêmico do Programa de Mestrado em Teologia, EAD sem ne- cessidade de desligamento da OM. |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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ta na gestão de pessoas, no aperfeiçoamento do clima organizacional, no acompanhamento e no aconselha- mento/discernimento. |
dedicada à formação juvenil da Liderança Militar, contribuindo para o enriquecimento da teoria doutrinal da assistência religiosa aos militares e da prática do acompanhamento personalizado e/ou individualizado condizente com a formação dos novos Oficiais da Linha Bélica, bem como o bem- estar da Família Militar. Busca-se, nessa pesquisa, o aprimoramento técnico do serviço de Capelania prestado à Força Terrestre, especialmente útil em Escolas Militares, pela melhor capacitação do Ca- pelão, a fim de que apoie, com especificidade, o complexo sistema formativo integral da jovem ofi- cialidade do Exército Brasileiro e de Colégios Mili- tares, em consonância com o Objetivo Estratégico organizacional: "Aprimorar os Processos Educaci- onais", elevando o moral dos integrantes da F Ter, possibilitando um convívio fraternal da família mi- litar e concorrendo para desenvolver e estimular a determinação, a coragem, o equilíbrio emocio- nal e o espírito de corpo, atributos imprescindí- veis às operações militares e à vivência nacional. |
02/02/1999 (DOU de 03/02/1999) Belo Hori- zonte-MG |
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Código NCE/ 2023: 19M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: SAREx |
Dentro da área de Teologia Prática, há uma linha de pesquisa denominada "Teologia e Práxis Pastoral e Co- munitária". Ela parte da constatação de que as institui- ções religiosas (Capelania), sociais e comunitárias estão envolvidas tanto com a organização de suas atividades pastorais e gerenciais, como com a orientação, o supor- te social, o cuidado espiritual e emocional do seu públi- co. Assim, visando a um melhor desempenho por parte dos agentes envolvidos nessas atividades (Capelão), busca-se direcionar e estimular o estudo e a aplicação da teologia, na organização institucional (igrejas, cape- lanias, instituições de ensino, comunidades etc), no cui- dado pastoral, ético, moral, social e comunitário, bus- cando o apoio das técnicas modernas da administração, da liderança, da gestão de pessoas, do aconselhamen- to, da capelania, da orientação espiritual e ético-moral. |
Considerando que a Capelania Militar da AMAN está inserida no contexto formativo dos futuros oficiais combatentes de carreira do Exército Brasi- leiro; considerando que a carreira militar possui características peculiares, das quais destaca-se o ambiente desafiador; considerando que se exige do oficial combatente de carreira do Exército Bra- sileiro a habilidade de superar desafios para o êxi- to profissional e pessoal; considerando que o bom manejo das estratégias de enfrentamento dos de- safios próprios da vida castrense é fator protetivo e promotor de qualidade e valorização da vida; espera-se que o militar concludente empregue os conhecimentos adquiridos no campo da teologia prática (aconselhamento e orientação espiritual, afetiva e ético-moral) como suporte no enfrenta- mento dos desafios na formação e no preparo do |
Faculdades Batista do Paraná (FA- BAPAR) Programa de Pós-Gradua- ção em Teo- logia/Mes- trado Profis- sional em Teologia Prática/Teo- logia e Práxis Pasto- ral Comuni- tária. A FA- BAPAR é |
Programa de Mestrado Profissional em Teologia, em nível de Pós-Gradua- ção Stricto Sensu. Sem necessidade de desliga- mento da OM. |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Cadete da AMAN. O curso será realizado na mo- dalidade à distância (EAD) sem nenhuma reper- cussão nas atividades diárias na Academia. A cada semestre o aluno deverá comparecer à Faculdade para uma semana de atividades presenciais, so- mando assim, três encontros presenciais ao longo da formação. |
credenciada pela Portaria Ministerial nº 271, de 9 de abril de 2013, publi- cada no DOU, em 10 de abril de 2013 |
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Código NCE/ 2023: 20M2023
OM Solicitante: AMAN
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex- ceto SAREx |
Obter conhecimento sobre "Psicologia Aplicada à Lide- rança Militar", visando contribuir para formação do "Lí- der Militar", bem como para o desenvolvimento da pesquisa e da extensão, ambas direcionadas à atualiza- ção do conhecimento acerca da liderança militar, inte- grando a teoria com a prática. Assim, espera-se que o militar concludente possa direcionar seu trabalho com vistas às necessidades atinentes ao avanço do ensino, da pesquisa e da extensão, alinhado com a liderança militar. Deverá ainda enfocar os seguintes pontos: (1) Conhecimento sobre as principais áreas de investigação em Psicologia, a partir da classificação da American Psy- chologist Association (APA); (2) Conhecimento sobre planejamento de pesquisa em psicologia, visando a pro- dução de um trabalho cientifico, em todas as etapas; (3) Conhecimento sobre análise qualitativa de dados em pesquisa psicológica, visando a produção de um tra- balho cientifico, em todas as etapas; (4) Conhecimento sobre análise quantitativa de dados em pesquisa psico- lógica, visando a produção de um trabalho cientifico, em todas as etapas. |
Após a conclusão do curso, o militar deverá atuar alinhado com os objetivos do Projeto ‘Capacitação do Corpo Permanente da AMAN", mantendo a co- erência com o Objetivo Estratégico Organizacional "Aprimorar os Processos Educacionais". O militar deverá atuar em proveito: da Seção Psicopedagó- gica, Seção de Pesquisa Acadêmica e Extensão (SPAE); da Seção de Coordenação Pedagógica (SCP) e da cadeira de Psicologia. |
Universida- de Federa Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ |
Programa de Pós-Gradua- ção em Psico- logia (PPGPSI) |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
AMAN |
Código NCE/ 2023: 21M2023
OM Solicitante: |
Capacitação em gestão, com foco em Gestão do Conhe- cimento, associada a ferramentas de gerenciamento da rotina e gestão de processos, aplicados à governança na Administração Pública e particularmente na adminis- tração de organizações militares. |
Aumentar a eficácia das atividades logísticas e ad- ministrativas das organizações militares por meio da aplicação da Gestão do Conhecimento associa- da a elementos de gerenciamento da rotina e ges- tão de processos, reduzindo falhas, retrabalhos e os efeitos causados pela rotatividade de pessoal. Os conhecimentos adquiridos terão foco na admi- |
Universida- de Estácio de Sá/3/Rio de Janeiro- RJ |
Mestra-do em Adminis- tração/Admi- nistração e Desenvolvi- mento Em- presarial/Tec- |
Nível Curso M
OEE: 12 |
Cmdo 1ª DE |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Cmdo 1ª DE
Posto: Of Sp
Perfil: QCO Adm |
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nistração da OM, mas poderão ser implementa- dos nas demais seções se houver interesse. O pe- ríodo mínimo de aplicação é de um ano, e no caso presente, o PAC pode ser conduzido em paralelo à realização do curso, por se tratar de um mestrado profissional que não exige dedicação exclusiva e cujas aulas podem ser assistidas às sextas e sába- dos. |
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nologias Ge- renciais |
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
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Código NCE/ 2023: 22M2023
OM Solicitante: CMC
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
O objeto de estudo, educação integral, está alinhado com o Objetivo Estratégico do Exército de aperfeiçoar o sistema de educação e cultura (Sistema Colégio Militar do Brasil – SCMB). A linha de pesquisa objetiva refletir sobre a educação contemporânea, a gestão da educa- ção e os processos pedagógicos que ocorrem na escola, no sistema educacional e na sociedade.
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Aplicação do conhecimento se dará por pelo me- nos 5 (cinco) anos após a conclusão do mestrado, no estabelecimento de ensino (CMC), e contribui- rá na gestão escolar de forma a promover a análi- se e reflexão do Objeto de pesquisa (educação in- tegral) dentro do SCMB, possibilitando a análise crítica e revisão de estratégias para o ensino e or- ganização escolar, visando a melhoria continua dos processos que influenciam no desempenho escolar. A conclusão do curso contribuirá, ainda, na atuação direta do militar, na docência e/ou co- ordenação do Curso de Geografia e/ou Ed Física, projetos de iniciação à pesquisa no Colégio Mili- tar, assessoramento da Divisão de Ensino e Super- visão Escolar, práticas educacionais, coordenação de disciplinas e demais práticas pedagógicas. |
Universida- de Tuiuti do Paraná - 3) EECN Priva- do – Curi- tiba-PR |
Programa de Mestrado em Educação (Ciências Hu- manas/Edu- cação) |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
CMC |
Código NCE/ 2023: 23M2023
OM Solicitante: CMC
Posto: Of Sp |
O objetivo é promover pesquisas sobre a linguagem e a língua em sua dimensão textual e discursiva, formar pesquisadores e profissionais de Letras e áreas correla- tas para a docência do ensino superior e para outros campos de atividade profissional relacionados ao traba- lho com a linguagem. Caracterizar e explicitar a língua em funcionamento, relacionando-a com a enunciação, a comunicação, as variabilidades e restrições do con- texto histórico, social e ideológico. Formar pesquisado- res e profissionais de Letras e Linguística e de áreas afins para a docência no ensino superior e na educação básica, bem como para outros campos de atividade profissional ligados à linguagem. Desenvolver, sob dife- |
Docente/Coordenador disciplina de Língua Portu- guesa/Redação (supervisão escolar/Div Ensino)/ Práticas de Pesquisas no CMC Iniciação à Pesquisa Cientifica no Colégio Militar, aperfeiçoamento da didática de docência de Língua Portuguesa, asses- soramento oportuno na Divisão de Ensino/Super- visão Escolar, transmissão de conhecimento nas práticas educacionais, habilitação para maior co- ordenação de disciplinas e aumento das práticas pedagógicas. |
Universida- de de Franca - 3) EECN Privado – Franca-SP |
Programa de Mestrado em Linguística Le- tras e Artes/ Linguística/ Discurso: sen- tido, comuni- cação e re- presentação |
Nível Curso M
OEE: 12
Estratégia: 12.1
Aç Estrt (PCM): 12.1.3 |
CMC |
Descrição NCE/ OM/Posto/ Perfil |
Conhecimento Específico |
Aplicação/Período de Aplicação do Conhecimento (PAC) |
Instituição/ Local |
Programa |
Nível Curso/ Alinhamento ao PEEx (SIPLEx 5) |
Classificação após o curso |
NECESSIDADES DE CONHECIMENTO ESPECÍFICO – MESTRADO |
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Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
rentes perspectivas teóricas, projetos de pesquisa so- - bre a linguagem em suas dimensões textual e discursi- va. |
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Código NCE/ 2023: 24M2023
OM Solicitante: 1º B Op Psc
Posto: Of Sp
Perfil: L Ens Mil Bél A/ Q/Sv com curso de Oper Pisc |
Entendimento dos fenômenos informacionais contem- porâneos frente à mídia e a infodiversidade, condução de pesquisas relacionadas a estratégias, procedimentos e metodologias para extração, preservação e curadoria da informação relevante para o planejamento e condu- ção das operações psicológicas em ambiente informal. |
5 anos (curso superior a 18 meses). |
UFG - Facul- dade de in- formação e comunica- ção, Goiâ- nia-GO |
Mestrado em Comunicação: Mídia e Infor- mação |
Nível Curso M
OEE: 5
Estratégia: 5.2
Aç Estrt (PCM): 5.2.1a 5.2.1b |
1º B Op Psc |
Código NCE/ 2023: 25M2023
OM Solicitante: EsIMEx
Posto: Of Sp
Perfil: Q/A/Sv, QCO, ex ceto SAREx |
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gover- nança, Tecnologia e Inovação (MGTI), da Universidade Católica de Brasília (UCB), é um mestrado profissional que tem como público-alvo os profissionais que dese- jam aprimoramento em processos de inovação e ges- tão no contexto da transformação digital. A tecnologia, a gestão do conhecimento, gestão estratégica, proces- so decisório e sistemas de suporte à decisão, funda- mentos de inteligência, inovação, aprendizagem organi- zacional e governança.
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Abrange as novas tendências da Governança Cor- porativa e Pública, Assessoramento na análise de Inteligência inovação e tecnologia como ferra- menta para a transformação digital. A aplicação será como Instrutor do Ensino de Inteligência Mili- tar da EsIMEx a partir do ano de 2023. |
Universida- de Católica de Brasília |
Inteligência |
Nível Curso M
OEE: 7
Estratégia: 7.2
Aç Estrt (PCM): 7.2.5 |
EsIMEx |
Código NCE/2023: 26M2023 OM Solicitante: EME Posto: Of Sp Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx | Práticas de tradução e práticas pedagógicas. | Desenvolver conhecimentos sobre práticas tradutórias, incluindo interpretação simultânea, práticas terminológicas bilingues, áudio descritivas e de legendagem, além de práticas pedagógicas de ensino de tradução, a fim de contribuir para a formação e preparo de tradutores no âmbito do Exército Brasileiro (2 anos). | UnB/2 (Brasília-DF) | POSTRAD/Tradução e Práticas Sociodiscursivas | Nível Curso M OEE: 12 Estratégia: 12.1 Aç Estrt (PCM): 12.3 | EME |
Código NCE/2023: 27M2023 OM Solicitante: EME Posto: Of Sp Perfil: QCO Direito (Of L Ens Mil Complementar) | Direito, Direito Público, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Políticas Públicas, Processo Civil, Processo Estrutural e Processo Coletivo. | Direito, Direito Público, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Políticas Públicas, Processo Civil, Processo Estrutural e Processo Coletivo (2 anos). | Uniceub (Brasília-DF) | Programa de Pósgraduação stricto sensu (Mestrado Acadêmico) em Direito. Área de concentração: Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento. Linha de pesquisa: Políticas Públicas, Constituição e Organização do Estado | Nível Curso M OEE: 12 Estratégia: 12.1 Aç Estrt (PCM): 12.3 |
EME |
Código NCE/2023: 28M2023 OM Solicitante: AMAN Posto: Of Sp Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx | Obter conhecimento sobre "Teoria Econômica" referente a uma sólida base teórica e de métodos que é construída na formação do aluno, para que ele possa conduzir sua pesquisa com boa fundamentação. Semelhantemente, obter conhecimento sobre "Desenvolvimento Econômico" referente a uma formação teórica e de métodos frequentemente utilizados na fronteira do estudo de tópicos relacionados ao desenvolvimento econômico. | A aplicação do curso deverá estar alinhada às Necessidades de Conhecimentos Específicos (NCE) e com o Projeto "Capacitação do Corpo Permanente da AMAN", mantendo a coerência com o Objetivo Estratégico Organizacional "Aprimorar os Processos Educacionais". O militar deverá orientar seu trabalho, no Período de Aplicação do Curso, em proveito: da Cadeira de Economia e da Seção de Pesquisa Acadêmica e Extensão (SPAE). Contribuirá, também, para que a AMAN, Instituição de Educação Superior de Extensão e de Pesquisa, alcance o percentual de titulação acadêmica do Corpo Docente Estruturante, conforme preconizado pela Coordenadoria de Avaliação da Educação Superior Militar (CADESM) (2 anos). | Universidade de São Paulo – (FEA/USP) São Paulo-SP | Programa de PósGraduação em Economia da FEA/USP | Nível Curso M OEE: 12 Estratégia: 12.1 Aç Estrt (PCM): 12.3 |
AMAN |
Código NCE/2023: 29M2023 OM Solicitante: EME Posto: Of Sp Perfil: Q/A/Sv, QCO, exceto SAREx | Auditoria Interna Governamental. Formulação, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas e da gestão governamental. Formulação e aperfeiçoamento do serviço de consultoria no SisCIEx. | Capacitar o militar para o exercício e o gerenciamento efetivo das Atividades de Auditoria Interna Governamental no âmbito do CCIEx, resultando na melhoria da eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos do Comando do Exército, propondo aperfeiçoamento do serviço de consultoria no âmbito do Comando do Exército. PAC: 5 anos. | IDP Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa | Administração/Mestrado Profissional em Administração Pública/Gestão Pública Contemporânea (Área de Interesse IV: Controle da Administração e Combate à Corrupção) | Nível Curso M OEE: 10 Estratégia: 10.1 Aç Estrt (PCM): 10.1.3 |
CCIEx |
Código NCE/ 2023: 30M2023 OM Solicitante: COTER Posto: Cap/Maj/TC/Cel Perfil: QCO Direito |
Direito Público; Direito Administrativo; Práticas Administrativas; Licitações e Contratos; Lei nº 14.133/2021. | A aplicação do curso está alinhada à necessidade de aumento das capacidades da Instituição, especialmente no que diz respeito às demandas dirigidas ao ODOp, que estejam vinculadas aos sistemas/contratações referentes ao SISPRON – Sistema de Prontidão Operacional e, especialmente, ao SISOMT – Sistema Militar Operacional Terrestre. A aplicação dos conhecimentos dar-se-á pelo tempo mínimo de 5 anos após a conclusão do curso pelo militar. | IDP – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa. Brasília-DF | Mestrado Profissional em Direito, Direito Público, Direito do Estado – Licitações e Contratos, Lei nº 14.133/2021 | Nível Curso: M OEE: 5 Estratégia: 5.1 Aç Estrt (PCM): 5.1.1/5.1.3 |
COTER |
Código NCE/ 2023: 31M2023 OM Solicitante: CMSE Posto: Cap/Maj/TC/Cel Perfil: QCO Adm |
Conhecimentos atinentes à estrutura do Estado, gestão pública, da organização e funcionamento do governo, das instituições políticas, das relações entre atores não estatais e o Estado, bem como da formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, incluindo aquelas orientadas ao processo de desenvolvimento econômico e social e à gestão das finanças públicas do Exército. | Estabelecer princípios e objetivos gerais para aprimorar as políticas públicas e integrar os mecanismos de governança e gestão da Força, de forma a garantir que as ações planejadas sejam executadas com maior efetividade e economicidade. PAC: 5 anos. | Fundação Getúlio Vargas – FGV. São Paulo-SP | Administração/Estado e Governo e Políticas Públicas/diversas temáticas das estruturas da Força, da governança, da organização e funcionamento do governo, das instituições políticas, das relações entre atores estatais, não-estatais e o Exército Brasileiro | Nível Curso : M OEE: 10 Estratégia: 10.1.1 Aç Estrt (PCM): 10.1.1.2 |
CMSE |
Código NCE/2023: 32M2023 OM Solicitante: CCOMSEx Posto: Maj/TC/Cel Perfil: Of L Ens Mil Bélico A/Q/Sv Pósgraduado em Comunicação Social |
Investigação de estratégias de empreendedorismo, governança e gestão da comunicação no campo da economia criativa, propondo, desse modo, uma formação profissional a partir da gestão comunicacional de iniciativas da economia criativa (projetos culturais, design, gestão de negócios e produção nos setores das indústrias criativas ligados à comunicação em suas interfaces com as tecnologias, educação e cultura). Estudos das atividades de publicidade e propaganda, jornalismo e gestão da comunicação integrada. Estudo de estratégias de empreendedorismo, governança e gestão nos setores público, privado e no terceiro setor. Estudo do processo contemporâneo de economias criativas como startups, economia virtual, captação de recursos, isenção fiscal, fundos, parcerias público-privadas e monetização. Os conhecimentos específicos acima estão alinhados com o Objetivo Estratégico do Exército. | Ao final do Mestrado, espera-se otimizar a Comunicação Estratégica no âmbito do Exército, caracterizada pelo alinhamento, sincronização e integração e, consequentemente, a ampliação da divulgação das diversas atividades desenvolvidas no Exército Brasileiro. O aprimoramento da Comunicação Estratégica, por intermédio da RESISCOMSEx, permitirá ainda, o balizamento e identificação do atingimento dos Objetivos Estratégicos do Exército (OEE), por meio das ferramentas de apoio do SISCOMSEx, de matrizes, indicadores e métricas, apoio de formadores de opinião e de stakeholders, contribuindo para elevar o nível de interação e integração com a sociedade, devendo ser aplicado em até 5 anos (curso superior a 18 meses) após a conclusão do Mestrado. | UCB Universidade Católica de Brasília Brasília-DF | Mestrado Profissional Inovação em Comunicação/ Economia Criativa Estratégia/Gestão Comunicacional | Nível Curso : M OEE: 14 Estratégia: 14.2 Aç Estrt (PCM): 14.2.1 |
CCOMSEx |
Código NCE/2023: 33M2023 OM Solicitante: CCOMSEx Posto: Maj/Ten Cel/Cel Perfil: Q/A/Sv/QCO |
Governança na área de processos de controle de material/Governança em recursos Humanos/Análise de dados/Análise de Séries Temporais, todos relacionados à função de Chefe da Div Adm. | Os conhecimentos irão propiciar a melhoria dos processos de redução de custos e de otimização do emprego de pessoal diante da constante expansão das necessidades de maior controle externo e limitação de recursos. PAC: 5 anos. | UCB Universidade Católica de Brasília Brasília-DF | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas/Mestrado Profissional em Políticas Públicas/Políticas Públicas, Governança e Setor Público/Governança, Economia Política, Administração Pública | Nível Curso : M OEE: 10, 14, 15 Estratégia: 10.1, 10.2, 14.2, 15.1 Aç Estrt (PCM): 10.1.1, 10.2.1, 14.2.2, 15.1.1, 15.1.2 |
CCOMSEx |